sábado, 13 de abril de 2013

Onchocerca volvulus


Onchocerca volvulus
Oncocercoma

Introdução:
É um filarídeo de tecido subcutâneo; doença chamada de oncocercose. Os parasitos vivem enovelados em oncocercomas de nódulos fibrosos subcutâneos.

Ciclo Biológico:

Heteroxênio, ocorre entre humanos e “borrachudos”; as fêmeas desse inseto são hematofágicas e ingerem também as microfilárias que irão se desenvolver em L3, larva infectante; essas larvas alcançam o hospedeiro definitivo através do repasto sanguíneo, dando origem aos vermes adultos no tecido subcutâneo.

Patogenia:
Causada principalmente pela microfilária, pode ser assintomática ou causar lesões cutâneas oculares graves; as principais manifestações são: oncocercomas (helmintos envolvidos por uma cápsula de tecido fibroso; são livres e móveis, bem delimitados; quando vermes morrem há processo inflamatório intenso, dor, calcificação e aparecimento de fibrose), oncodermatite (migração das microfilárias na pele; dermatite seguida de liquenificação, perda de pigmento e atrovia da pele), lesões oculares (irreversíveis, mais graves, pode levar à cegueira), lesões linfáticas (enfartamento dos linfonodos próximos das lesões, pode ocorrer edema e fibrose) e disseminação (microfilárias caem na corrente sanguínea e disseminam para várias partes do corpo).

Diagnóstico:
Retirada de um fragmento superficial da pele da região do corpo afetada, é visualizado microfilária; exames oftalmológicos para verificar a presença de lesões e microfilária; exames sorológicos não têm boa sensibilidade e especificidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário