sábado, 13 de abril de 2013

Ascaris lumbricoides


Ascaris lumbricoides

Parasito adulto



Introdução:
Parasitam, respectivamente, o intestino delgado de humanos e suínos. Possuem ampla distribuição geográfica, são popularmente conhecidos como “lombriga” ou “bicha”, causando a doença denominada ascaridíase e, menos frequente, ascaridose ou ascariose. É encontrado em quase todos os países e ocorre com frequência variada em virtude das condições climáticas, ambientais e, principalmente, do grau de desenvolvimento econômico da população.
Trata-se de uma doença negligenciada (o ovo vai para o solo, sendo a 1ª geohelmintose); a grande preocupação está associada à cronicidade da doença; trata-se da maior prevalência mundial de parasitose.

Ciclo Biológico:



É do tipo monoxênico, onde a fêmea faz a postura e o ovo vai para o meio externo. A primeira larva (L1) forma dentro do ovo e é do tipo rabditoide, após uma semana ainda dentro do ovo sofre uma muda, transformando-se em L2, em seguida uma nova muda transformando-se em L3 (infectante do tipo filarióide). Após a ingestão, os ovos contendo L3 atravessam todo trato digestivo e as larvas eclodem no intestino delgado.
As larvas liberadas atravessam a parede intestinal na altura do ceco, caem nos vasos linfáticos e nas veias, invadindo o fígado. Em 2 a 3 dias chegam ao lado direito do coração, através da veia cava inferior ou superior, e após 4 a 5 dias são encontradas nos pulmões (Ciclo de Loss- Fase Pulmonar).
Cerca de 8 dias após a infecção, as larvas sofrem muda para L4, rompem os capilares e caem nos alvéolos, conde mudam para L5. Sobrem pela árvore brônquica e traquéia, chegando até a faringe, podendo ser expelidas por expectoração ou deglutidas, atravessando o estômago e fixando-se no intestino delgado. Transformam-se em adultos jovens (20 a 30 dias após a infecção), já em 60 dias alcançam a maturidade sexual e fazem a cópula, sendo encontrados ovos nas fezes do hospedeiro.

Patogenia:
A intensidade das lesões relacionam-se com:
Presença de Larvas
-Lesões Hepáticas: no fígado, quando são encontradas numerosas formas larvares migrando para o parênquima, podem ser vistos pequenos focos hemorrágicos e de necrose que futuramente tornam-se fibrosados.
-Lesões Pulmonares: nos pulmões ocorrem vários pontos hemorrágicos na passagem das larvas pelos alvéolos; dependendo do número de formas presentes, pode determinar o quadro pneumônico com febre, tosse, dispneia e eosinofilia; há edemaciação dos alvéolos com infiltrado parenquimatoso eosinofílico, manifestações alérgicas, febre, brinquite e pneumonia (conjunto de sinais= Síndrome de Löeffler).
Presença de Vermes Adultos
-Ação Espoliadora: os vermes consomem grande quantidade de proteínas, carboidratos, lipídeos e vitaminas A e C, levando a subnutrição e depauperamento físico e mental.
-Ação Tóxica: reação entre antígenos parasitários e anticorpos, causando edema, urticária e convulsões.
-Ação Mecânica: causam irritação na parede e podem enovelar-se na luz intestinal, levando À obstrução.
-Localização Ectópica: nos casos de pacientes com altas cargas parasitárias ou ainda em que o verme sofra alguma ação irritativa, o helminto desloca-se de seu habitat natural.

Diagnóstico:
O diagnóstico laboratorial é feito pela pesquisa de ovos característicos nas fezes, os exames são: sedimentação espontânea (Hoffman, Rons e Janer- HPJ), sedimentação por centrifugação (método de Ritchie ou formol-éter ou MIFC) e método de Kato-Katz.

Epidemiologia:
- Grande quantidade de ovos produzidos e eliminados pelas fêmeas;
- Viabilidade do ovo infectante por até uma ano, principalmente no peridomicílio;
- Concentração de indivíduos vivendo em condições precárias de saneamento;
- Grande número de ovos no peridomicílio;
- Temperatura e umidade com médias anuais elevadas;
- Dispersão fácil dos ovos através de chuvas, ventos, insetos e aves.

Profilaxia:
- Educação sanitária/ em saúde;
- Contrução de redes de esgoto, com tratamento e/ou fossas sépticas;
- Proteção dos alimentos contra insetos e poeira;
- Tratamento de toda população com drogas ovicidas, pelos menos, durante 3 anos consecutivos.

Um comentário: